O QUE É UM MENTOR DE NEGÓCIOS

Em tempos onde as pessoas estão cada vez mais buscando o autodesenvolvimento, vários modelos de apoio ressurgiram com força total. Um desses processos é a contratação de um mentor para o negócio, porém, muitos não sabem qual o papel desde profissional e quais qualificações o mesmo deve possuir.

Apesar de alguns autores citarem que é moda a contratação de um mentor, a essência da mentoria vem desde a antiguidade, onde haviam os tutores, os preceptores, tendo como exemplo o filósofo Aristóteles que foi Preceptor de Alexandre Magno na juventude. Desta forma, percebe-se que a figura de um mentor é muito antiga e produz seus resultados a séculos. Mas como escolher um mentor?

Podemos dizer que a escolha de um mentor está atrelada a alguns fatores essenciais para o sucesso do processo, e caso a escolha seja acertada, a surpresa com os resultados é inevitável, visto que o processo de mentoria é como uma entrega express de conhecimento, possuindo a figura de um mentor que possui anos de experiência e resultados, tendo como objetivo condensar tal conhecimento e direcionar o mentorado ao caminho certo. Segue os pontos a serem observados na escolha de um mentor:

  • Experiente e que tenha resultados na sua área;
  • Boa reputação;
  • Comunica com facilidade;
  • Pessoa com facilidade e disposição para doar conhecimento;
  • Comprometido com os resultados do processo;
  • Sabe ouvir e fazer as perguntas certas;
  • Referências qualitativas e quantitativas no seu mercado;

Então, se a pessoa a qual admiro ou escolhi não for exatamente da minha área, não serviria para a mentoria? Na verdade, tudo dependerá de sua necessidade, como exemplo podemos citar um empresário do ramo de vestuário que escolheu um mentor do ramo imobiliário. Caso a dor do candidato a mentorado seja seu processo de gestão de vendas, e o mentor escolhido seja um especialista em negócios, ou seja, um estudioso de processos empresariais, ele pode sim auxiliar a empresa de vestuário, direcionando ações para o alcance dos resultados desejados.

Importante salientar que o mentor direciona e demonstra o caminho, não é sua função assumir a gestão da empresa e, tão pouco, dar ordens ao proprietário da mesma, estando suas ações limitadas a direcionar e aconselhar.

Enfim, nota-se que no mundo empresarial, o processo de mentoria ou mentoring tem adquirido muita popularidade nos últimos anos, pois demonstra ser a ferramenta mais eficaz se comparada a outros tipos de treinamento. O mentoring faz uso do potencial que existe na empresa, otimizando todas as qualidades que são diferenciais de competitividade. O benefício da mentoria não é exclusivo para o mentorado. O mentor recebe grande motivação, sentindo que está contribuindo para o crescimento profissional e pessoal de um colega, e ao mesmo tempo está preparando a empresa para um futuro promissor. Claro que para os resultados desejados o mentorado deve estar aberto a ouvir e seguir os conselhos que fizerem sentido para ele, sempre focado no desenvolvimento e resultados.

Caso queira saber mais sobre outros assuntos, siga-nos nas redes sociais e site descrito abaixo. Nosso foco é desenvolver o Brasil pelo único mundo possível, o mundo do EMPREENDEDORISMO.

Digite seu e-mail e seja notificado a cada novo post:

Formulário de contato

Envie dúvidas, sugestões e críticas:

Contato

Preencha o formulário ou deixe sua mensagem nas redes sociais:

logo sigla sa png (1)

Copyright 2019 ©
All Rights Reserved